sexta-feira, 13 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

Plano de aula

Escola: Casa Familiar Rural - Querência do Norte-PR

Professora: Patrícia F. da Silva

Duração da atividade: 2 aulas de 50 minutos cada.

Série: 1-E.M.

Conteúdo: Citologia

Disciplina: Biologia

Objetivo:
- compreender as diferenças visuais de uma célula vegetal e animal

Metodologia:
-Aula pratica com a participação da turma.
Os alunos irão se dirigir até a sala onde esta a TV multimídia, onde será exposto em forma de slides alguns tipos de espermatozóides mais conhecidos. Logo em seguida através do microscópio eles visualizarão vários espermatozóides, hemácias e a célula vegetal da cebola.

Recursos:
- TV multimídia
- Microscópio eletrônico

Avaliação:
-Como critério serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e suas atitudes de reconhecimento da importância da diferenciação de uma célula para outra.
-mostrar em forma de desenho as diferenças que ele conseguiu visualizar.

PROINFO

Através desse curso de INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL consegui aprender muitas coisas que antes por mais fácil que fosse não conseguia fazer, com certeza ele abril um leque de conhecimento sobre as tecnologias, mostrando que todos podem utilizar esses meios em seu trabalho, seja ele em qualquer área. Agora posso com certeza dizer que sei como fazer uma aula utilizando meios tecnológicos.
Espero ter novas oportunidades para fazer novos cursos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tecnologia na educação


http://www.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M

Eu escolhi esse vídeo porque acho que ele retrata os verdadeiros medos que nós professores temos em relação o uso das tecnologias no nosso dia-a-dia, mas mostra também que temos oportunidades que nos possibilita aprender a utilizá-los sem medo para que assim não fiquemos parados no tempo vendo nossos alunos sofrer uma overdose de tecnologia usada para o mal.
O professor tem que se aliar à essas tecnologias para fazer com que o aluno o veja como um mediador de conhecimento em todas as áreas, ajudando nossos jovens a se familiarizar-se com o mundo tecnológico. Depende de nós se seremos o mediador desse conhecimento ou o ultrapassado, aquele que não sabe trabalhar de acordo com que o mundo esta pedindo.





segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A tecnologia aproxima o ser humano

O vídeo mostra as facilidades que temos para se comunicar uns com os outros, sem necessidade de encontrar a pessoa pessoalmente, no entanto, isso acaba fazendo com que fiquemos cada vez mais sem contato de pessoa a pessoa.
O jovem do vídeo poderia desde o início ter ido à casa de sua amiga, porém, somente depois que ele não conseguiu falar com ela via tecnologia foi que ele a procurou em casa.

domingo, 18 de outubro de 2009

Cartilha CDI




A cartilha "CDI" mostra de maneira simples e de fácil compreensão o modo correto de se usar a internet com responsabilidade, onde os próprios pais e professores podem auxiliar os jovens sobre o uso, mostrando a eles que a internet é um meio para se obter mais conhecimento em todas as áreas, tomando sempre o cuidado para não se expor demais em sites de relacionamento. Adorei o vídeo.


Analise do texto Moran

Para aqueles que ainda não sabem como utilizar a mídia na sala de aula o texto do Moran "As mídias na escola" disponibilizado em seu site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm mostra como o professor pode inserir durante as aulas os pontos negativos e positivos que esses meios nos disponibiliza. Cabe ao professor ser o mediador da mídia com a sala de aula, fazendo com que o aluno não perca sua verdadeira identidade por influência da televisão.





terça-feira, 13 de outubro de 2009

Navegar é preciso

Na década 50 foi que surgiram as primeiras pesquisas que deram origem aos meios de comunicação que temos hoje. A internet nos possibilita enviar e receber mensagem, vender e comprar os mais diversos produtos, encontrar amigos, jogar, etc.
Temos coisas boas e ruins na internet, mas depende de nós utilizar apenas o que é bom. Para quem tem computador em casa tem que ter o cuidado de não pegar vírus, porque esse vírus pode danificar todo o sistema do seu computador.

Leitura do texto ( Lacerda, 2001, p.39-40 )

Leitura do texto ( Lacerda, 2001, p.39-40 )

O professor em meio a tantas ferramentas que a informática nós da ficamos sim meio perdidos, mas se o mundo inteiro usa esses meios digitais temos também que se adaptar e usar. Pois usados de maneira correta só temos a ganhar.

Leitura do texto ( Lacerda, 2001, p.20 )

Leitura do texto ( Lacerda, 2001, p.20 )

Com certeza a tecnologia vem para facilitar nossas vidas, mas se não saber usá-la de forma correta o que é para facilitar pode se tornar uma frustração.

Analise do vídeo Do sonho ao Ares

Assim como Santos Dumont sonhou em voar e construiu o 14-Bis e a partir desse primeiro avião surgiram outros modelos mais avançados com tecnologia ultra-moderna que hoje todo o mundo utiliza, a informática veio devagar e acabou se tornando uma febre entre crianças, jovens e adultos quem não sabe utilizá-la se sente como um excluído em meio a tantas novidades que a cada dia é renovada.

As vezes a dificuldade nem é em como usar mas sim em como ter acesso.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Relato sobre o vídeo "Fronteiras Digitais"

O vídeo mostra a realidade de nossas escolas, onde o aluno desde criança ja começa utilizar de tecnologias para se relacionar, seja, com seus pais ou com os amigos.
Na escola o professor que não domina esses meios de comunicação virtual acaba ficando meio perdido porque mesmo que ele queira utilizar esses meios em sua aula a falta de capacitação o impede.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Introdução a educação digital

Meu nome é Patricia moro em Querência do Norte Paraná, sou professora da rede estadual de ensino, trabalho na CASA FAMILIAR RURAL.

Espero que através desse curso eu possa trabalhar de forma correta a tecnologia durante minhas aulas.